O programa comemorativo do Centenário da República da nossa Escola foi submetido à CNCCR (Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República) e encontra-se disponível para consulta, por todos os interessados, aqui:

Programas comemorativos



sexta-feira, 21 de abril de 2006

Jorge Sampaio



BIOGRAFIA

De seu nome completo, Jorge Fernando Branco de Sampaio, nasceu em Lisboa, a 18 de Setembro de 1939,é casado com Maria José Ritta e tem dois filhos, Vera e André.
ESTUDOS E FORMAÇÃO

Frequentou o secundário no Liceu Passos Manuel, em 1961 licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

É eleito Presidente da Associação Académica da Faculdade de Direito em 1960/61. É um dos protagonistas do movimento de contestação estudantil que dura até ao 25 de Abril de 1974 e que abala profundamente o Regime. Será deste modo que começa já na Faculdade com as suas primeiras acções políticas.

CARREIRA

Após a conclusão da licenciatura, começa uma intensa carreira como advogado a qual se estende a todos os ramos do Direito e vai desempenhando também funções directivas na Ordem dos Advogados. É bastante relevante a sua intervenção na defesa dos presos políticos, no Tribunal Plenário de Lisboa.

POLÍTICA

Em 1969 candidata-se à Assembleia Nacional, dando assim início a uma carreira promissora na política. Após o 25 de Abril em 1975, é nomeado Secretário de Estado da Cooperação Externa, no IV Governo Provisório. Adere ao PS em 1978 e em 1979 é eleito deputado pelo círculo de Lisboa e passa a integrar o Secretariado Nacional do PS.
De 1979 a 1984, é membro da Comissão Europeia dos Direitos do Homem no Conselho da Europa realizando aí um importante trabalho na Defesa dos Direitos Fundamentais. De 1987 a 1988, é Presidente do Grupo Parlamentar do PS; em 1989, é eleito Secretário-geral do Partido Socialista e é designado pela A.R. membro do Conselho de Estado. Em 1989, concorre à Presidência da Câmara Municipal de Lisboa, cargo para o qual demonstra ter uma grande visão estratégica de desenvolvimento urbanístico, voltando a ser reeleito novamente em 1993.
Candidata-se à Presidência da República em 1995 e a 14 de Janeiro de 1996 é eleito na 1ª volta. A sua tomada de posse efectuou-se no dia 9 de Março de 1996 e a sua magistratura foi plenamente desempenhada de acordo com o compromisso eleitoral. Volta a ser reeleito à 1ª volta para um novo mandato a 14 de Janeiro de 2001.
Jorge Sampaio manteve sempre uma constante participação quer política quer cultural com intervenções efectuadas a vários níveis.
Foi agraciado com condecorações e várias distinções tanto nacionais como estrangeiras.

Trabalho elaborado por:  Helena Vicente - Efa Básico Cidadania e Empregabilidade

0 comentários:

Enviar um comentário