O programa comemorativo do Centenário da República da nossa Escola foi submetido à CNCCR (Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República) e encontra-se disponível para consulta, por todos os interessados, aqui:

Programas comemorativos



segunda-feira, 31 de maio de 2010

28.

    A Primeira República, já se sabe, caracterizou-se por uma enorme instabilidade política, social e naturalmente económica. Contudo, decorridos os primeiros 365 dias o “estado de graça” pelo novo regime era ainda visível.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

27.

"Comemorações do Centenário da República na ESE"

quarta-feira, 12 de maio de 2010

26.

Lanterna.

E um outro exemplar humorístico, desta feita intitulado “A Lanterna”, que aponta para a continuação da instabilidade política que a jovem República democrática teima em não resolver.

terça-feira, 11 de maio de 2010

25.

Os Progressos da Política Moderna!

Mais um exemplar de um jornal humorístico, desta feita intitulado “Os Ridículos”, que aponta para a continuação das dificuldades económicas que a República teima em não resolver.

sábado, 8 de maio de 2010

24.

Instabilidade Política


Uma das características da Iª República foi sem dúvida a enorme instabilidade política. As rivalidades existentes entre os vários partidos então surgidos, geravam constantes quedas de governos e ainda uma enorme desordem pública, patente nos frequentes tiroteios que ocorriam no centro de Lisboa.

Aqui se apresenta uma caricatura de Rafael Bordalo Pinheiro patenteando essa constante mudança de governos.



[clique na imagem, para ver a imagem em tamanho superior]

quarta-feira, 5 de maio de 2010

23.

Bibliografia relacionada que pode ler na BE/CRE 

domingo, 2 de maio de 2010

22.

A Primeira República caracterizou-se por enorme instabilidade laboral.
Na imagem e texto seguintes reflecte-se esse facto.

21.

As manifestações de regozijo pela implantação da Republica estendem-se por todo o país e manifestam-se das mais variadas formas, algumas até com um carácter algo anedótica.
Como exemplo aqui fica um cartaz relativo a um banquete de homenagem aos antigos repu­blicanos da cidade do Porto. Para este banquete a fábrica da Pampulha, a mais antiga fábrica republicana histórica do país propõe-se apresentar a sua nova confecção: a nova bolacha 5 de Outubro.