quarta-feira, 5 de maio de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O programa comemorativo do Centenário da República da nossa Escola foi submetido à CNCCR (Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República) e encontra-se disponível para consulta, por todos os interessados, aqui:
No âmbito das comemorações da implantação da República e dando continuidade às actividades previstas no Projecto Curricular de Turma do 12º ano de Línguas e Humanidades, procedeu-se à análise criteriosa dos slogans elaborados pelos alunos. Após reflexão aturada o Conselho de Turma decidiu atribuir o primeiro e segundo prémios respectivamente aos alunos Carolina Nisa e Fernando Cardoso.
1º Lugar
“Sejamos Portugueses de alma e coração, não é só estar atento às notícias que passam nos meios de comunicação, devemos glorificar a nossa pátria enquanto povo, enquanto nação.
Comemore os 100 anos da República em União”.
Carolina Nisa
2º Lugar
“Pôr fim à monarquia foi importante decisão,
Vamos este ano comemorar os 100 anos de Revolução”
Fernando Cardoso
Egas Moniz
Formou-se em Medicina na Universidade de Coimbra, onde começou por ser lente substituto. Em 1911 foi transferido para a recém-criada Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Egas Moniz teve também um papel activo na vida política. Foi fundador do Partido Republicano Centrista, dissidente do Partido Evolucionista. Apoiou o breve regime de Sidónio Pais, durante o qual exerceu as funções de Embaixador de Portugal em Madrid em 1917 e de Ministro dos Negócios Estrangeiros em 1918.
Como investigador, contando com a preciosa colaboração de Pedro Almeida Lima, inventou duas técnicas: a leucotomia pré-frontal e a angiografia cerebral que lhe valeram o Prémio Nobel de Medicina em 1949.
Teófilo Braga
Joaquim Fernandes Teófilo Braga foi um destacado militante do Partido Republicano Português. Participou na organização do Tricentenário de Camões em 1880, que foi afinal a primeira grande manifestação pública de republicanismo. No mesmo ano, publicou a História das Ideias Republicanas em Portugal. Ainda durante a monarquia assumiu os cargos de Vereador da Câmara Municipal de Lisboa e de membro do Directório do Partido Republicano Português (PRP), de que era presidente quando se deu a revolução do 5 de Outubro.
Foi escolhido para chefe do Governo Provisório com funções de Presidente da República. Foi o seu governo que adoptou a Bandeira Nacional (29 de Novembro de 1910) e A Portuguesa como hino nacional. Após a aprovação da Constituição foi deputado e, a 14 de Maio de 1915 foi eleito Presidente da República.
Nobre Povo - ESE © 2010 _ Blog sobre as comemorações da República _ design by CatarinaCosta™
0 comentários:
Enviar um comentário