O programa comemorativo do Centenário da República da nossa Escola foi submetido à CNCCR (Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República) e encontra-se disponível para consulta, por todos os interessados, aqui:

Programas comemorativos



quarta-feira, 31 de março de 2010

13.

REGICÍDIO

E contudo, como ficou já amplamente explicado, o carácter renascentista do rei D. Carlos não impediu o crescimento do PRP antes pelo contrário tê-lo-á estimulado.
Seguem-se algumas imagens extraídas da imprensa estrangeira aludindo ao regicídio bem como um texto “O choque do mundo” onde se procura mostrar de que forma a Europa reagiu ao acontecimento.



O CHOQUE DO MUNDO

Nas últimas décadas do século XX e no início do século XX o atentado e o assassínio político foram uma constante em quase todos os países da Europa. No entanto, ou talvez por isso, a imprensa internacional acabou por dar grande destaque à morte de D. Carlos e de D. Luís Filipe, que teve um impacto no estrangeiro apenas comparável, no seu século e no que respeita a acontecimentos políticos portugueses, no máximo a mais uma ou duas outras ocorrências. Através de desenhos ou gravuras mais ou menos fantasiosas, procurou-se mostrar aos leitores o ocorrido no Terreiro do Paço, salientando-se por vezes a reacção da Rainha, que terá tentado proteger o filho mais velho agredindo Costa com o ramo de flores que recebera ao desembarcar. O choque do Regicídio parece até ter sido maior no estrangeiro que em Portugal.

0 comentários:

Enviar um comentário